segunda-feira, 7 de março de 2011

FORMAÇÃO - 01/02/2011


MENSAGEM DA 1ª REUNIÃO COM CATEQUISTAS
1º DE FEVEREIRO DE 2011

“Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”.

JESUS TE DIZ:

“VEM E SEGUE-ME” E “APRENDEI DE MIM, QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO.”

“ IDE, E EVANGELIZAI”.

Jesus escolheu os doze, para viver em comunhão com Ele.
Pela fé que temos após os doze, todos nós batizados somos chamados a ser discípulos de Cristo e viver em comunhão com Ele.
Assumir o compromisso com a pessoa de Jesus e aprender com Ele as suas lições de amor.
Jesus atrai para si as pessoas com a força do amor e devemos fazer as pessoas estarem na mesma dinâmica, do amor.
Conquistar não por imposição mas por atração.
Jesus Cristo é a chave, o centro e o fim de toda história humana, Ele é a ponte entre Deus e o homem.
O catequista deve mergulhar no mistério de Jesus. Receber a oferta de formação Cristã para o crescimento de vida pessoal e comunitária.
Na busca constante por Jesus, procurar receber o seu conhecimento através do seu Evangelho, na  intimidade com Deus, na vida de Oração, na pratica dos Sacramentos da Confissão e Eucaristia, estar inserido na vida da comunidade e da Igreja.
Quando nos encontramos com a pessoa de Jesus, mergulhamos no processo de CONVERSÃO, mudamos nossa mentalidade e nosso comportamento.
Com a conversão aprendemos a compartilhar tudo o que aprendemos e a viver em COMUNHÃO.
A COMUNHÃO, nos leva a missão.
Recebendo todo conhecimento de Jesus, ao nos apaixonarmos por Ele, como seu discípulo e educador na fé, nosso compromisso é levar as crianças, jovens e adultos  realmente em contato com Jesus, convidando-os a também ser seguidores de Jesus, só assim realizamos nossa Missão Evangelizadora.

ORAÇÃO DO CATEQUISTA

Senhor, Chamaste-me a ser Catequista na Tua Igreja e na minha Paróquia.
Confiaste-me a missão de anunciar a Tua Palavra, de denunciar o pecado, de testemunhar
com a minha vida, os valores do Evangelho.
É pesada Senhor a minha responsabilidade, mas confio na Tua graça.
Faz-me teu instrumento para que venha o Teu Reino, Reino de Amor e de Paz,
De fraternidade e justiça.
Amem.

TRÊS QUALIDADES ESSENCIAIS DOS CATEQUISTAS

SER - Sou chamado a ser catequista (vocação-chamado)
SABER - Sou convidado a ser discípulo e aprender com o Mestre (encontro-formação)
FAZER - Sou convidado pela Igreja para a Missão (apóstolo-serviço)

COMPROMISSOS DOS CATEQUISTAS
1º compromisso: Colocar Deus acima de tudo; 2º compromisso: Viver em comunidade; 3º compromisso: Servir sempre; 4º compromisso: Evangelizar pelo exemplo e pela palavra.


CRITÉRIOS PARA SER CATEQUISTA

O nosso saudoso Papa João Paulo II  disse certa vez  que a Catequese é uma "tarefa verdadeiramente primordial da missão da Igreja e que  em virtude da importância do catequista na vida da Igreja, é fundamental que se definam critérios para a sua escolha. Sendo assim e, respondendo aos anseios de nossos padres e catequistas, devem seguir os seguintes critérios:
• Ser convidado e entrevistado pelo pároco para que o futuro catequista saiba que não estará sozinho e que sua missão está interligada à missão do pastor.

• Ter recebido os sacramentos de iniciação cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma. Os responsáveis pela escolha dos novos catequistas devem usar o bom senso, pois, se querem uma comunidade madura, esforcem-se para chamar pessoas maduras na fé.

• Ter vida sacramental e litúrgica testemunhando, assim, a sua participação na comunidade.

• Colocar a catequese como prioridade, pois assim, não deixará de participar das reuniões, dos eventos e dos retiros.

• Comprometer-se em aprimorar a sua formação.

• Ter disponibilidade de tempo para participar das atividades da catequese, fazendo uma programação que priorize: a formação, a preparação dos encontros catequéticos, a participação em reuniões e em celebrações litúrgicas.

• Cultivar o espírito de obediência e respeito às diretrizes referentes à Catequese, tanto em nível da Igreja Universal, quanto em nível da Igreja Particular.




DEZ ITENS QUE OS CATEQUISTAS DEVERIAM SABER ANTES DE COMEÇAR NA CATEQUESE

1ª – Você está sendo convidado para uma missão e não para uma simples tarefa que qualquer um executa. Encare a catequese como algo sério, comprometedor, útil. Suas palavras e suas ações como catequista terão efeito multiplicador se forem realizadas com ânimo e compromisso;

2ª – Sorria ao encontrar seus catequizandos. Um catequista precisa sorrir mesmo quando tudo parece desabar. Execute sua tarefa com alegria e não encare os encontros de catequese como um fardo e ser carregado;

 3ª – Se no primeiro contratempo que aparecer você desistir, é melhor nem começar. A catequese, assim como qualquer outra atividade, apresenta situações difíceis. Mas que graça teria a missão de um catequista se tudo fosse muito fácil? Seja insistente e que sua teimosia lhe permita continuar nesta missão e não abandonar o barco na primeira situação adversa;

 4ª – Torne os pais de seus catequizandos aliados e não inimigos. Existem muitos pais que não querem nada com nada na catequese. Mas procure centrar o seu foco naqueles que estão empolgados, interessados e são participantes ativos. Não fiquei apenas reclamando as ausências. Vibre com as presenças daqueles que são compromissados com a catequese e interessados pela vida religiosa de seus filhos;

5ª – Lembre-se sempre que você é um catequista da Igreja Católica. Por isso você precisa defender as doutrinas e os ensinamentos católicos. Alguns catequistas que se aventuram da tarefa da catequese, as vezes, por falta de preparo, acabam fazendo, nos encontros, um papel contrário aquilo que a Igreja prega sobre diversos assuntos. Isso é incoerência das maiores;

6ª – Não esqueça da sua vida pessoal. Por ser catequista, a visibilidade é maior. Então cuide muito dos seus atos fora da Igreja. Não precisa ser um crente, mas é preciso falar uma coisa e agir da mesma forma. A incoerência nas ações de qualquer cristão, passa a ser um tiro no pé;

7ª – Saiba que você faz parte de um grupo de catequistas e não é um ser isolado no mundo. Por isso, se esforce para participar das reuniões propostas pela equipe da sua catequese. Procure se atualizar dos assuntos discutidos e analisados nestas reuniões. Esta visão comunitária é essencial na catequese. Catequista que aceita a mudar catequese e acha que o seu trabalho é apenas com os encontros, está fora de uma realidade de vivência em grupo;

 8ª – Freqüente a missa. Falamos tanto nisso nos encontros, reuniões e retiros de catequese e cobramos que os jovens e os pais não freqüentam as celebrações no final de semana. O pior é que muitos catequistas também não vão à missa. Como exigir alguma coisa se não damos o exemplo?

9ª – Seja receptivo com todos, acolhedor, interessado. Mas isso não significa ser flexível demais. Tenha regras de conduta, acompanhe a freqüência de cada um de seus jovens, deixe claro que você possui comando. Fale alto, tenha postura corporal nos encontros, chegue no horário marcado, avise com antecedência quando precisar se ausentar, mantenha contato com os pais pelo menos uma vez por mês. Você é o catequista e, através de você, o reino de Deus está sendo divulgado. Por isso, você precisa não apenas “aparentar”, mas ser catequista por inteiro;

10ª – Seja humilde para aprender. Troque idéias com os seus colegas catequistas. Peça ajuda se for necessário. Ouça as sugestões e nunca pense que você é o melhor catequista do mundo. Não privilegie ninguém e trate todos com igualdade. Somos apenas instrumentos nas mãos de Deus. É Ele quem opera quem nos conduz e, através de nós, evangeliza. Seja simples, humilde e ao mesmo tempo forte e guerreiro para desempenhar a sua missão.



ORAÇÃO

Senhor Jesus Cristo, pedimos que nos dê coragem e fé diante dos desafios que, por ventura, venham ocorrer neste ano catequético que hoje começamos a organizar. Que possamos dar o melhor de nós para aqueles que necessitam do evangelizar, a fim de que formemos discípulos missionários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário