quinta-feira, 3 de março de 2011

INICIAÇÃO CRISTÃ


A catequese de Iniciação Cristã é uma catequese catecumenal, isto é voltada não só para as crianças, mas aos adultos e pessoas em geral não evangelizadas.
Como se dava essa catequese.
Éra um processo que levava aos poucos a pessoa a fazer um ENCONTRO com Jesus, e ao serem  atraídas pelos ensinamentos do Mestre, se encantavam  pela pessoa de Jesus provocando em si mesmos  uma CONVERSÃO, transformado seu comportamento, sua mentalidade ao ponto de querer ser como Jesus , imitar Jesus e ter as suas mesmas atitudes. Nesse processo de conversão tornava-se um Discípulo fiel ( DISCIPULADO).
As pessoas se sentiam atraídas  por Jesus através da  Palavra de Deus, permaneciam e perseveravam na comunidade e tinham profunda vivência litúrgica, amando a Igreja envolvendo-se e participando na comunidade. Esse testemunho de vida e o ENGAJAMENTO NA COMUNIDADE, eram frutos da catequese de Iniciação Cristã, que unia Catequese e CELEBRAÇÃO, catequese e liturgia, unia FÉ e ORAÇÃO, fé e VIDA SACRAMENTAL, uma introdução aos mistérios de Cristo e da Igreja, nada por obrigação ou imposição, mas por convicção, por atração e MATURIDADE NA FÉ,o  grande resultado da INICIAÇÃO.O catequizando era levado a MISSÃO de evangelizar e ser APÓSTOLO DE CRISTO, divulgando aos outros, as maravilhas do Amor de Deus que salva a todos.
“NÃO PODEMOS DEIXAR DE FALAR DO QUE VIMOS E OUVIMOS” (Atos 4,20)
Nossa Igreja hoje está no processo de implantação do PROPAMI, que tem como objetivo unicamente resgatar a todos os nossos irmãos que se encontram afastados, não batizados ou batizados,mas não evangelizados . Missão que envolve o Querigma (1º anuncio de Jesus Cristo) Necessidade principal que está inserida na catequese de INICIAÇÃO.
Em nossas comunidades, na nossa catequese podemos dizer que o primeiro passo é entrar processo do SINE  com seu  material catequético ( Níveis catequéticos de 06 a 11 anos)que está mesclado de doutrina e QUERIGMA nos seus seis passos.
Como deve ser um catequista de INICIAÇÃO CRISTÃ?
O catequista deve ser uma pessoa que fez a EXPERIÊNCIA DO AMOR DE DEUS, CONVERTIDA, EVANGELIZADA e ENTUSIASMADA. Deve dar catequese com ALEGRIA, mostrando quanto amor Deus tem por nós, tendo como centro a pessoa de Jesus no seu MISTÉRIO PASCAL, MORTE E RESSURREIÇÃO por amor a nós.Ter vida de oração, vida sacramental, fazer diariamente a MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS, e transmitir o que armazena em seu coração. A boca fala do que vem do coração.
“CHAMOU-OS PARA ESTAR COM ELE E ENVIOU-OS A EVANGELIZAR”( Mc 3,14-15).
Hoje nosso desafio também será estudar, conhecer aos poucos a catequese da INICIAÇÃO CRISTÃ e colocá-la em prática em nossas paróquias, mas sabemos que ela tem por finalidade assim como o nos mostra o Documento de Aparecida, fazer discípulos de JESUS CRISTO e como os discípulos de Emaús, escutar o Mestre, aprender com Ele, viver como Ele nos ensina e por em prática, passando aos nossos irmãos tudo o que aprendemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário