sábado, 28 de maio de 2011

REUNIÃO DE PAIS

                                           
Pauta da reunião de pais do dia 14/05/11

1-      Acolhida
2-      Oração inicial – Côn. Marcelo
3-      Direcionamento: O que é catequese?
4-      Sistema da catequese hoje.
5-      Forma de participação para se chegar a Eucaristia.
6-      Importância da Missa e catequese.
7-      Tempo preparação para Eucaristia.
8-      Pais e catequistas em união.
9-      Dinâmica da bala
10-   Avisos

RECADOS
1-       Catequese é um processo permanente de  evangelização essencial da Igreja, onde temos a oportunidade de conhecemos as verdades da fé Cristã que nos leva ao Amor a Deus, ao encontro com Jesus e à vida em comunidade na Igreja onde somos  alimentados e fortalecidos na fé através da Palavra de Deus e a Eucaristia.

2-      O sistema de nossa catequese hoje, vai ao encontro da necessidade não só dos sacramentos e da Doutrina, mas principalmente ao encontro de Jesus, ao amor a Jesus, o caminhar com Jesus, aprender com Jesus para que cheguemos a Eucaristia, presença real de Jesus entre nós.


3-      Para se chegar até a Eucaristia é necessário que amemos a Jesus e a sua Igreja e estar conscientes dessa necessidade. Não ama a Cristo quem não ama a Santa Missa e não participa com devoção e carinho da missa e da catequese com o coração apaixonado por Jesus. A forma de participação de cada um é que vai falar se estarão aptos ou não para receber Jesus na Eucaristia.

4-      Amemos a Missa, é na Missa que nos alimentamos com a Palavra de Jesus no Evangelho, recebemos o alimento Espiritual a Eucaristia,  aprendemos a conviver com as  pessoas divinas Pai, Filho e Espírito Santo em união aos irmãos.
A Missa não é invenção, foi Jesus quem celebrou a 1ª Missa na 5ª feira Santa, na Santa Ceia e fez-nos um pedido ”FAZEI ISSO EM MEMÓRIA DE MIM!”, portanto quando todas as vezes que se celebra a Santa Missa e dela participamos estamos atendendo ao pedido de Jesus.

5-      É  importante lembrarmos aos pais que a idade mínima para se receber a 1ª Eucaristia é de 11 para 12 anos, porém essa idade não é obrigatória e sim só deve receber a 1ª Eucaristia o catequizando que tem consciência da importância da sua dedicação.É gratificante para os catequistas, ver que a semente que hoje estão semeando, amanhã venha dar bons frutos e com muita dedicação querem colaborar com a educação na fé de todos, mas sozinhos é impossível atingir a todos, por isso é indispensável o incentivo e colaboração dos pais.

6-       Os pais podem colaborar para que os filhos sejam exemplos de bons cristãos que amam a Jesus, que fará parte de suas vidas para sempre, orientando-os a:
·         Ser fiel a Missa, e a catequese. (Não faltar mais)
·         Ter interesse pelas lições e pelo momento que estão vivendo. (Não ficar desatentos, por motivo qualquer)
·         Preocupar-se ao máximo para aprender e entender os temas.
·         Ter bom comportamento ( o Centro Catequético é extensão da Igreja devemos ter respeito e também com o catequista que se doa sem querer nada em troca a não ser o crescimento na fé das crianças e sua dedicação.
Obs:Cumprindo os itens acima, estarão aptos a receber a 1ª Eucaristia ou passar do nível 05 para nível 06.

                         Certos de que podemos contar com todos para a construção do Reino de Deus, agradecemos.
Que Deus os abençoe!
A coordenação                                                                  

Um comentário:

  1. Como seria maravilhoso se os pais entendessem que a catequese deve ser catecumenal e não apenas uma preparação sacramental e dessem o devido valor a Santa Missa.

    ResponderExcluir