quinta-feira, 15 de março de 2012

Encontro de Formação dos Catequistas 2012

1º ENCONTRO COM CATEQUISTA     -   1º/03/2012

 Formação com Côn. Marcelo


 Direcionamento da Inês para a Catequese Infantil
 Panorama da Crisma (Edvaldo)
Dinâmica de um encontro catequético
1.       Chegar antes das crianças.
2.       Arrumar a sala (mesa com toalha, Bíblia, é essencial)
3.       As cadeiras devem estar em círculo.
4.       Acolher a todos com alegria e entusiasmo.
5.       Cuidar para que haja espiritualidade, não deixar perde o sentido de escola da FÉ, nada pode se assemelhar a outra escola.
6.       As crianças não são nossos alunos, mas são nossos catequizandos e na catequese não somos professores, somos catequistas.
7.       Após o devido acolhimento, colocar-se em atitude de oração, momento indispensável e de muito respeito é bom começar com o sinal da cruz, porém eu seja bem feito e se introduza algumas palavras a respeito da Santíssima Trindade. A oração deve ser espontânea ou preparada, rezando bem devagar voltando os olhos para Jesus.
8.       Fazer a chamada verificando  a presença na Missa no final de semana, é indispensável o incentivo do catequista  para que aprendam a importância da Missa .
9.       Recordar o Evangelho lembrando o tempo litúrgico que vivemos, a cor litúrgica pode ser trabalhada no caderno com detalhe da cor.
10.   O catequista deve ter um caderno onde anotará todo resumo para cada encontro, para auxiliá-lo na explicação do tema e a passagem Bíblica, obtidos nas oficinas e formação.
11.   Usar criatividade, completando os encontros com cânticos, dinâmicas, retomar os temas com perguntas, avaliações, desenhos, etc...
12.   As crianças devem ter anotado no seu caderno, os resumos ou as frases de memorizar de cada encontro, ao menos, os textos não devem ser longos.Que eles desenvolvam as atividades do encontro bem como respondam as perguntas de cada tema.
13.    No final, deixar a sala limpa, fazer oração final e sair devagar com cuidado e sem muito barulho.


Dinâmica de uma Oficina catequética
1.       Oração inicial
2.       O líder deve ter controle de presença dos seus catequistas.
3.       O líder deve primeiro dar os possíveis avisos colhidos na reunião do CPC  e observar juntos  os compromissos 
do mês (datas no calendário)
4.       Todos os catequistas devem ler os temas antes de vir para a oficina e trazer material necessário para montagem de cada encontro para que sejam divididos entre os catequistas.
5.       Convém que no livro grande se escreva a mensagem de cada gravura contida nos temas para comentar com as crianças e que eles também escrevam e anotar também a data em que se está trabalhando o tema.
6.       Não se deve passar textos GRANDES para as crianças na lousa, apenas a frase de memorizar e resumo pequeno sobre o que Deus ensinou nesse dia, o objetivo do encontro é indispensável. 
7.       O cronograma não deve ser adiantado nem deixar que se atrase, há tempo suficiente para ser completados em todos os encontros.
8.       A liderança deverá estar presente em todas as reuniões do CPC e incentivar seus catequistas a participar das celebrações, festas e acontecimentos na paróquia como por Ex: A quadrilha, Corpus Christi, Semana Santa, Cerco, semana catequética e outros.
9.       O catequista tem o dever de participar bem das oficinas, caso contrário nunca ir para catequese sem antes preparar  para seu encontro de catequese e procurar o líder do seu grupo para se atualizar.


“Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para o seu seguimento ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora.” (Documento de Aparecida, 287)

Nenhum comentário:

Postar um comentário