quinta-feira, 15 de março de 2012

Atividades para 3º encontro de catequese

3º Encontro: 14 a 19/03  - Ano Liturgico

O calendário civil ou calendário escolar tem início no dia 1º de janeiro e termina no dia 31 de dezembro de cada ano.
A igreja, porém segue o calendário litúrgico, ou seja  a partir da história da vida de Jesus.
O Ano Litúrgico tem início no ADVENTO e termina na solenidade de CRISTO REI (final do mês de novembro)
FINAL DO ANO LITÚRGICO – DIA DE CRISO REI
OBS:
ADVENTO E QUARESMA: A cor usada pela Igreja é o roxo que significa CONVERSÃO tempo de limpar nosso coração para retirar toda sujeira acumulada, pois para receber Jesus temos que estar limpos de todo pecado.
TEMPO COMUM: Usa-se a cor verde que quer dizer: ESPERANÇA, pois Jesus caminha conosco em toda história de sua vida através do Evangelho e permanece conosco na Eucaristia.
TEMPO DO NATAL: Usa-se o branco, simboliza a ALEGRIA, pois Jesus nasceu está entre nós e Jesus
TEMPO PASCAL: Usa-se o branco, ALEGRIA, pois Jesus esteve morto mas RESSUSCITOU, na Páscoa.
TRÍDUO PASCAL (3 dias antes da Páscoa) , DIA DOS SANTOS MÁRTIRES, SANTÍSSIMA TRINDADE, PENTECOSTES, CORPUS CHRISTI, CRISTO REI,  é usada a cor vermelha ,que significa , fogo do Espírito, sangue, sacrifício da vida e morte de Jesus.

TEMPO LITURGICO-  QUARTA-FEIRA DE CINZAS –  1º dia QUARESMA


QUARESMA - UM TEMPO ESPECIAL

Tem início na quarta-feira de cinzas e vai até a quinta-feira santa com a missa da instituição da Eucaristia e o lava-pés , quando a Igreja da o início ao Tríduo Pascal.
Na Quarta feira de cinzas Jesus nos pede CONVERTEI-VOS E CREDES NO EVANGELHO.
Com esse pedido de Jesus somos convidados a pensar em toda nossa vida como estamos vivendo, estamos com Deus ou estamos no pecado?
A palavra “quaresma”, que vem de quarenta, lembra o período de quarenta dias do Ano Litúrgico em que a Igreja prega a penitência e incentiva os cristãos a se converterem, isso é mudar de vida.
Recordando os quarenta anos durante os quais o povo de Israel andou pelo deserto até alcançar a Terra Prometida e os quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de iniciar sua vida pública, todos nós somos convidados a mudar de vida ou, como nos diz a palavra de Deus, a “trocar de coração”, convertendo-nos para Deus e para os irmãos.

CONSCIENTIZAÇÃO
Na verdade, todos os dias do ano são dias de conversão. No entanto, o tempo da quaresma, é, sem dúvida, um tempo todo especial para isso.
Arranquemos de dentro de nós o “coração de pedra” e coloquemos, em seu lugar, um novo coração, um “coração de “carne”.

Portanto, Quaresma é um tempo de fazer algo de bom por amor a Jesus!
É tempo de fazer uma limpeza geral em nós mesmos,para tirar todo  o pó e o lixo do pecado que se acumularam em nosso coração e que nos impede de amar.

Converter-se é mudar para melhor; é deixar o caminho do erro e da infidelidade para seguirmos pelo caminho da vida.
Mas como realizar a “conversão do coração”?
A Igreja propõe quatro caminhos concretos: a prática da oração, do jejum, da esmola e da fraternidade.

JEJUM - O Jejum é feito para termos o domínio da gula e renovar as forças para enfrentar as situações difíceis do dia-a-dia.
ORAÇÃO - A oração significa a nossa relação com Deus. Pela oração, nos aproximamos do Pai.
ESMOLA - A Esmola é partilha com os irmãos mais pobres.
Na escola, fazemos os exercícios para aprendermos melhor a matéria. Na vida cristã, devemos fazer os exercícios quaresmais para reforçar a nossa fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário