domingo, 5 de agosto de 2012

AGOSTO - MÊS DAS VOCAÇÕES


VOCAÇÕES – É um chamado especial de Deus que as pessoas sentem no seu coração.
Onde nascem as vocações?

Na família que reza unida;
Nos grupos de catequese, de adolescentes, de coroinhas ou acólitos;
Nos grupos de jovens, grupos missionários, grupos de vivência da fé;
Nas paróquias e comunidades eclésia

1º DOMINGO

VOCAÇÃO ESPECIAL - O PADRE

É alguém escolhido por Deus, dentro de uma comunidade, no seio de  uma família, para ser o continuador da obra salvadora de Jesus. Ele assume a missão de construir a comunidade.
Por graça e vocação, o padre age em nome de Jesus: ele perdoa os pecados, ele reconcilia seus irmãos com Deus e entre si; ele trás a bênção de Deus
para todos.
O padre é aquele que celebra a vida de Deus na vida da comunidade. Na Celebração Eucarística , ele trás Jesus para as comunidades. A Eucaristia é a razão primeira do sacerdócio. O padre alimenta seus fiéis por esse
sacramento, pela sua pregação e pelo seu testemunho.
Padre é o modelo por excelência de Jesus Cristo, o bom Pastor. Por esse motivo ele deve ser como o Cristo  Pastor. O Padre deve ser o pastor atencioso  de seu rebanho. Deve guiar por bons caminhos, orientando nas
dificuldades e prevenindo quando necessário. Deve defender seus irmãos dos lobos modernos que devoram os menos esclarecidas e dos ladrões que atacam, que confundem e dispersam o único rebanho do Senhor.
Padre é o homem de Deus que deve estar no meio do povo:  nas Paróquias,  nas Pastorais, nos Seminários, nos Hospitais, nas Escolas e Faculdades, nos
Meios de Comunicação Social, nas Comunidades Inseridas e entre os mais pobres e marginalizados... É um sinal de que o Reino de Deus existe entre nós.

 2º DOMINGO – A FAMÍLIA – DIA DOS PAIS

No segundo final de semana de agosto lembramos o dia dos pais. “Sede fecundos, crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra” (Gn 1, 28).
Ser Pai, ser Mãe, constituir família, assumir o sacramento do matrimônio como um grande dom de amor. Devemos dar uma atenção toda especial á família pois é o lugar de nascimento de todas as vocações. A família é a primeira escola catequética, porque a família é mesmo a primeira Igreja de cada pessoa.
Família é o lugar privilegiado para a realização pessoal do ser humano, sua missão, como a de Cristo é viver, crescer e aperfeiçoar-se. Exercitando, todo o dia, o que Ele nos ensinou “AMAR – DOAR – PARTILHAR – SERVIR”. É na família que é possível expressar as mais variadas formas de amar.
A família é o mais belo projeto de Deus-Pai Criador. Pai e Mãe são colaboradores de Deus, com seu testemunho vivo e diário de fé , visando sempre à concretização do Reino de Deus entre nós, através de nós e para nós.





3º DOMINGO – RELIGIOSOS E RELIGIOSAS

Hoje, festa litúrgica da Assunção de Maria, modelo daqueles que dizem sim, celebramos o dia do Religioso e da Religiosa. São homens e mulheres que foram chamados por Deus para seguir Jesus Cristo numa dedicação total.
Esta vocação é assumida na Igreja por pessoas que, imitando Jesus Cristo, se
consagram a Deus através dos votos de pobreza, castidade e obediência. Estão ligados às muitas Congregações Religiosas, Ordens, Institutos e Sociedades de Vida-Apostólica.
São Irmãos e Irmãs que testemunham com a própria vida o amor a Deus no serviço dos irmãos, em escolas, hospitais, asilos de velhinhos, lares de órfãos, jardins de infância...
 São sinais visíveis de Jesus Cristo no meio do nosso povo


4º DOMINGO – OS LEIGOS

. “Leigo” é toda pessoa que pertence ao povo cristão, Os cristãos leigos vivem o seguimento de Jesus Cristo no seu dia a dia, estão no meio da humanidade, solidários com
ela.  Vivem a mensagem do evangelho em todos os momentos e
todos os lugares. É preciso que os leigos reflitam  sobre sua identidade e sua missão na Igreja.
 No quarto  final de semana de agosto, nós nos lembramos de todos aqueles que têm a missão de anunciar Jesus Cristo às nossas crianças, adolescentes e jovens, os dedicados  catequistas e os demais ministérios leigos.  Dentro da comunidade cristã vemos um número enorme  de pessoas que oferecem seus dons assumindo serviços específicos: são os catequistas, os ministros extraordinários da Comunhão Eucarística, os membros das equipes de liturgia, os cantores, os dirigentes de comunidades e de grupos de reflexão, de vivência, as mensageiras de Nossa Senhora, acólitos e coroinhas e tantas outras lideranças.
Na sociedade, assumindo uma profissão e vivendo como cristão na escola, na empresa, no comércio, na economia, no mundo da política, e nas organizações sociais como associações, sindicatos, agremiações, grupos de voluntários... São muitas as maneiras de testemunhar a sua fé nas estruturas da sociedade.
 Parabéns a todos aqueles que exercem um serviço na comunidade

5º DOMINO – DIA DO CATEQUISTA
O catequista tem como missão, formar o homem novo e a mulher nova. Novos no Espírito e moldados à luz do Evangelho. É chamado a testemunhar Jesus Cristo na comunidade e, de maneira particular, entre os catequizandos. 
Ser catequista é ser semeador de novas vocações.  O  catequista  
é  chamado a    comunicar a pessoa de Jesus, a fazer o Evangelho
chegar no coração e na vida das crianças, adolescentes, jovens e adultos. O Evangelho deve chegar a todos de maneira que possa converter o coração de cada um. Deve despertar para o seguimento de Jesus Cristo e para o compromisso na Igreja e na comunidade.
Rezemos sempre pelas vocações!


Um comentário:

  1. Excelente texto!!Como catequista, amei isso: Ser catequista é ser semeador de novas vocações!!
    !

    ResponderExcluir